Dia do Macarrão Dia do Macarrão Dia do Macarrão Dia do Macarrão Dia do Macarrão Dia do Macarrão

Confira o que aconteceu no evento - 16/10


Clique aqui para ver a galeria de fotos!

O macarrão

Esse alimento que traz tanto prazer, tantas lembranças, tanta culpa…. Que nada! Engana-se quem pensa que o macarrão engorda. É um alimento tão saudável quanto querido pelos quatro cantos do mundo. É uma importante fonte de energia, de nutrientes vitais para nosso organismo e de sabores. Veja aqui em nosso site quanta coisa boa traz o macarrão para todos nós.

É feito de que?

Uma visão elucidativa
sobre a massa e sua composição.

O macarrão é composto basicamente de farinha de trigo e pode ser adicionado de outros ingredientes, como ovos e vegetais desidratados.
Macarrão é termo genérico utilizado para denominar a variedade de massas salgadas constituídas a partir da farinha de trigo e cozidas em água.  São inúmeros os formatos aplicados à massa, mas que basicamente são divididos em dois grupos básicos: MASSAS LONGAS (como o espaguete) e CURTAS (como o fusili).

O macarrão denominado COMUM é elaborado a partir da farinha de trigo e água. Sua massa passa pelo processo de secagem, eliminando a umidade do produto o que permite que seja estocado por um longo tempo antes de ser consumido. Quando no seu processo de produção utiliza-se a farinha de trigo especial, denominada Tipo 1, surge então o macarrão de sêmola, apresentando uma cor mais clara que o comum.
Já o macarrão com ovos, tem essa denominação porque, além da farinha e da água, para cada quilo de farinha são adicionados ovos em sua massa.

Você já deve ter ouvido falar do Macarrão de Grão Duro ou grano duro, não é? A diferença do macarrão grano duro para os demais é o trigo especial chamado de durum. Esse tipo de trigo garante à massa uma consistência mais soltinha, sem amolecer em demasia. É isso que faz com que macarrão fique al dente, do jeitinho que você gosta.

Agora, para o Macarrão Integral, basta inserir a farinha de trigo integral. Ela é chamada integral porque tem mais fibras alimentares do que a farinha comum.

Quando adicionados vegetais à massa, eles dão um colorido diferente à ela. Assim, vegetais como cenoura, espinafre, beterraba emprestam suas cores e nutrientes à massa, por isso é chamada de Macarrão Colorido.

Outros tipos de massas que você deve também conhecer, são a Massa Fresca e o Macarrão Instantâneo. A massa fresca é chamada assim porque é também feita a partir da farinha de trigo e ovos e só passa por um processo parcial para sua secagem. Já o Macarrão Instantâneo é assim chamado porque é pré-cozido e apresenta um pouco de óleo na massa, por isso seu preparo é rápido, em poucos minutos apenas com adição de água fervente.

Leia mais

Composição

O ponto central de tudo: A informação sobre o carboidrato

O principal nutriente encontrado no macarrão é o carboidrato, especialmente o amido, que tem como funcão primordial fornecer energia. Os carboidratos exercem influência na saciedade glicemica, insulinemia, metabolismo lipídico e, por meio da fermentação, alteram o funcionamento intestinal (trânsito e frequência).
Embora o carboidrato seja o principal, há outros nutrientes no macarrão como proteinnas, fibras e vitaminas no complexo B

Você sabia?
Os carboidratos devem contribuir com 45 a 65% do valor energético diário.
77,9 g de carboidrato
10 g de proteina
2,9 g de fibras
Porção de 100g de macarrão cru

Leia mais

Alimentação

Um alimento minimamente processado, conforme reza o atual Guia Alimentar.

Para promoção da alimentação adequada e saudável, o atual Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que alimentos in natura ou minimamente processados sejam a base da alimentação.
O macarrão é considerado um alimento minimamente processado, uma vez que sua composição é basicamente água, farinha de trigo, às vezes ovos e vegetais. Os benefícios do alimento original (trigo) são preservados e não há adição de ingredientes como açúcares e gorduras.

Leia mais

Nutritivo e afetivo

A importância nutricional da pasta, que completa de forma balanceada a alimentação.

Fazer uma refeição completa e nutritiva com o macarrão já faz parte dos hábitos do brasileiro. Alimentos fontes de proteína, ácidos graxos essenciais e fibras completam o valor nutricional do macarrão, resultando em uma refeição completa, nutritiva e balanceada.

O macarrão tem ainda uma das características mais contagiantes que é a sua força em reunir gente alegre em torno da mesa. Quem nunca participou de um almoço num domingo em que reuniu todo o clã, num ritual que começa mais cedo, com preparativos que vão desde a feitura dos molhos, os tipos de massas, o pão italiano e um bom vinho para acompanhar essa grande festa? Pela casa correm as crianças e no aparelho de som, a música alta embala as conversas animadas e os sorrisos de felicidades.

Leia mais
Cultura alimentar

01Quebre os mitos

Apesar de presente na cultura alimentar de diferentes povos há milhares de anos, ainda existem mitos que rodeiam o consumo de macarrão que precisam ser esclarecidos.

Leia mais

02Curiosidades

Os Mangiamaccheroni. O nome espaguete significa barbante. É um aportuguesamento de spaghetti, que em italiano é o diminuitivo de spago, corda.

Leia mais

03A influência italiana

A influência da cultura italiana e a introduçao da massa na culinaria brasileira.

Leia mais

Movimente-se

A importância de se movimentar para alcançar uma saúde plena e uma vida feliz.

A importância de se movimentar para alcançar uma saúde plena e uma vida feliz.

Dia 16 de outubro – Dia Mundial do Pão, Dia Mundial da Alimentação. Vamos comemorar também o Dia Mundial do Macarrão que acontece no dia 25 de outubro.

Por que não associar uma boa alimentação à pratica de atividades físicas e ainda à responsabilidade social?
Que tal doar 15 minutinhos do seu domingo de lazer para que as famílias do sertão nordestino sejam beneficiadas com 1.000 kg de macarrão e 1.000 pacotes de pão de forma sem você ter que botar a mão no bolso?
Já pensou em estar num parque lindo como o Ibirapuera, em São Paulo, e descobrir que aquele inimigo da sua dieta - o carboidrato – na verdade é um grande amigo e que sem ele você não pode viver?
Pois é isso tudo o que vai acontecer e muito mais no domingo 16 de outubro, a partir das 8h.

Participe. Traga sua família para passar horas agradáveis e quebrar esses e outros mitos num local cheio de vida e informações. Esperamos você.

Macarrão tem carboidrato.

É energia pra quem pratica esporte.

Praticar atividade física regularmente requer o consumo de carboidrato, o nutriente mais importante na alimentação.
Esse nutriente é o grande responsável por maximizar seus estoques de energia, antes, durante e depois de você praticar seus exercícios. Esse papel na sustentação e aporte do carboidrato na alimentação é apontado por vários estudos como o grande pilar na melhora do desempenho durante o exercício. A ingestão inadequada desse importante nutriente acarreta em cansaço e fadiga, prejudicando substancialmente seu equilíbrio e a prática da atividade. Isso se deve ao fato de que os estoques desse nutriente no organismo são limitados, diferentemente dos estoques de gordura.

A QUANTIDADE DE CARBOIDRATO PARA CONSUMIR

Um indivíduo sedentário deve seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50-55% do total calórico em carboidrato. Porém para quem pratica atividade física ou é atleta essa quantidade deve ser maior e vai variar de acordo com o tipo, frequência e intensidade dos treinos. É sempre indicado consultar uma nutricionista. Pratique sempre atividades físicas.

OS ALIMENTOS RICOS EM CARBOIDRATO

Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas, legumes são excelentes fontes de carboidrato. Vale a pena lembrar que além do carboidrato esses alimentos também fornecem para o nosso organismo alguns outros nutrientes tais como vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, etc.

Espaguetômetro?

Espagueti com espaguetômetro.
Nutrição, praticidade e sabor na medida certa.

O espaguetômetro vai ajudar no seu preparo para os treinos, seja em academia, ao ar livre ou mesmo em treinamentos de maior intensidade. Isso porque ele indica exatamente a quantidade de espaguete que você deve reservar ao preparar a massa para 1, 2, 3 ou 4 pessoas, conforme indicado pelas circunferências vazadas na peça.
É a sua energia proveniente do caboridrato na medida certa.

Contato

Fale com a gente. Deixe a gente saber um pouco mais sobre você e sobre o que você acha dessa delícia chamada macarrão.

Faixa etária: