Dia do Macarrão
Cultura alimentar

Curiosidades

Você sabia?

O macarrão instantâneo foi considerado a invenção japonesa mais importante do século 20, segundo uma pesquisa feita em 2000 com os habitantes do Japão. Neste país, são comercializados cerca de mil tipos de macarrão instantâneo.

O nome espaguete significa barbante. É um aportuguesamento de spaghetti, que em italiano é o diminuitivo de spago, corda.

Os esportistas podem encontrar no carboidrato do macarrão um combustível para o sistema nervoso central

É menos calórico que o arroz. Uma porção de 100 g de macarrão cozido possui 111 kcal, já a mesma quantidade de arroz apresenta 382 kcal.

O que pode torná-lo calórico são acompanhamentos, portanto é importante evitar molhos brancos e quatro queijos, que são ricos em gorduras.

A digestão do macarrão é mais lenta, quando comparada aos outros alimentos. Isso é considerado uma vantagem, pois ajuda o organismo a absorver completamente seus nutrientes.

Para as mulheres que sofrem da síndrome da tensão pré-menstrual (TPM), o consumo da massa, devido ao carboidrato encontrado nela, auxilia no controle das emoções e diminui os sintomas típicos dessa fase.

A origem do espaguete é mais antiga do que se imagina. Ele teria surgido na China há cerca de quatro mil anos e provavelmente chegado à Europa através dos árabes.

O espaguete apareceu pela primeira vez na Itália no século XIII. Por falar nisso, você sabia que existem 500 variedades de macarrão na Itália?

O macarrão – espaguete -, chegou ao Brasil somente no século XIX, trazido pelos italianos.


« Voltar para a Home

Contato

Faixa etária: