Dia do Macarrão
Cultura alimentar

A influência italiana

No Brasil e nos Estados Unidos, os italianos difundiram o macarrão, com a chegada no continente americano dos imigrantes do país europeu, no século 19.

No território brasileiro, são muitas as capitais que apresentam grande influência da cultura italiana em seu dia a dia. Da culinária, moda até no dialeto, algumas cidades como a capital paulistana, sofreu forte intervençao da cultura italiana também na arquitetura e na arte.
Vamos ver alguns desses pontos na capital paulista?


FAUNO – O ser mitológico campestre retrata uma entidade metade homem e metade cabra que segura uma flauta nas mãos. A obra é do artista italiano Victor Brecheret e foi finalizada em 1942. O então prefeito da cidade de São Paulo, Prestes Maia, mandou instalar a estátua esculpida em granito na Praça Dom José Gaspar, mas ela não agradou a população. Religiosos reclamaram que a imagem era demoníaca e pediram sua transferência. Atualmente ela está escondida entre as árvores do Parque Trianon, na Avenida Paulista.


GIUSEPPE GARIBALDI – O busto é uma homenagem da colônia italiana no Brasil ao italiano que participou de diversos movimentos armados no Brasil e na Itália. Seu monumento, erguido no Parque da Luz, em 1910, foi encomendado ao escultor, também italiano, Emilio Gallori. Uma multidão, incluindo Olavo Bilac, participou da inauguração do local, que durante anos foi ponto de encontro da comunidade italiana nas celebrações da independência da Itália.


GIUSEPPE VERDI – A estátua é resultado do esforço da comunidade italiana em homenagear o compositor italiano. De autoria do italiano Amadeo Zani, a obra foi inaugurada em outubro de 1921 com a presença de milhares de populares e do prefeito Firmiano Pinto, na Praça Verdi. O local deixou de existir com a remodelação do Vale do Anhangabaú e a obra foi levada para as escadarias que ligam o vale à Rua Libero Badaró.


GLÓRIA IMORTAL AOS FUNDADORES DE SÃO PAULO – A coluna, em frente ao Pátio do Colégio, tem em sua base imagens da primeira missa e a catequização dos índios e cenas do cotidiano dos primeiros anos da cidade de São Paulo, que teve origem ali na colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. O artista escolhido para fazer a escultura foi o italiano Amadeo Zani, professor do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A obra foi idealizada em 1911 e inaugurada em 1925.


MÃE – Como o nome indica, a criação do escultor italiano Caetano Fraccaroli homenageia as mães de todo o Brasil. A obra foi inaugurada em 1970 no Parque Buenos Aires. A idéia inicial do autor era instalar a imagem bem próximo ao espelho d’água do parque, para passar a idéia de que a mãe surgia da terra. A criação acabou sendo deslocada para um circulo de concreto, mas a alteração não afetou o objetivo de ilustrar o amor materno.


MASP – O edifício do Museu de Arte de São Paulo foi projetado pela italiana Lina Bo Bardi é uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. O MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina[7] e de todo o hemisfério sul,[8] em que se notabilizam sobretudo os consistentes conjuntos referentes às escolas italiana e francesa. Possui também extensa seção de arte brasileira e pequenos conjuntos de arte africana e asiática, artes decorativas, peças arqueológicas etc., totalizando aproximadamente 8 mil peças.


MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO – O projeto do Mercado Municipal teve a contribuição do italiano Felisberto Ranzini.  No interior, magníficos vitrais do artista russo Conrado Sorgenicht Filho - famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras - mostram vários aspectos da produção de alimentos.


HERÓIS DA TRAVESSIA DO ATLÂNTICO – A travessia do Oceano Atlântico por quatro amigos em um hidroavião foi a inspiração para essa escultura que está no Parque da Barragem, em frente à Represa de Guarapiranga. Em 1927, os italianos Francesco di Penedo, Carlo Del Preti e Vitale Zaccheti e o brasileiro João Ribeiro de Barros, viajaram da Itália ao Brasil, desembarcando na Guarapiranga. O monumento de bronze foi feito pelo italiano Ottone Zorlini em 1929.


MAM – O Museu de Arte Moderna de São Paulo foi fundado por Francisco Matarazzo Sobrinho, inspirado no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, foi reformado pela italiana Lina Bo Bardi. Possui um notável acervo artístico, agregando obras de alguns dos mais relevantes nomes nacionais e internacionais das artes visuais no século XX


MUSEU PAULISTA – O Museu do Ipiranga ou Museu da USP tem projeto assinado pelo italiano Tommaso G. Bezzi é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, cuja sede é um monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência


MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA – Dos italianos Ettore Ximenes e Manfredo Manfredi, localiza-se no Museu Ipiranga às margens do Riacho de onde D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil. Em sua cripta está instalada a Capela Imperial, construída em 1952 para abrigar os restos mortais de Dom Pedro I (embora o seu coração tenha ficado na Igreja da Lapa, no Porto), de sua primeira esposa, a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo, e também de sua segunda esposa, a imperatriz D. Amélia de Leuchtenberg.


O SEMEADOR – A imagem de um agricultor lançando grãos na terra, de autoria do escultor italiano Caetano Fraccaroli, foi uma homenagem ao Dia do Trabalho em 1925. Inspirado no ditado popular “Quem semeia, colhe”, a obra foi vencedora de um concurso realizado pela prefeitura de SP. Instalada inicialmente no Parque Dom Pedro II, ela foi transferida para a Praça Apecatu, próximo ao CEAGESP.


SÃO PAULO É UMA MULHER – Em frente ao Pátio do Colégio, lugar onde nasceu a cidade, São Paulo é representada por uma figura feminina que aparece no topo da escultura de quase 26 metros de altura. A obra foi feita pelo italiano Amadeo Zani.


MAUSOLÉU DA FAMÍLIA MATARAZZO – Obra de arte de 1925 em homenagem à uma das mais tradicionais famílias de São Paulo, encontra-se no Cemitério da Consolação, um museu de arte tumular.


MONUMENTO ÀS BANDEIRAS – Obra de Victor Brecheret no Parque Ibirapuera possui 240 blocos de granito, cada um pesando aproximadamente 50 toneladas, com cinquenta metros de comprimento e dezesseis de altura.


OBELISCO MAUSOLÉU AOS HEROIS DE 32 – A obra de Galileo Ugo Emendabili no Parque Ibirapuera, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932 é o maior monumento da cidade com 72 metros de altura


THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO – Dos arquitetos italianos Dominiziano Rossi e Claudio Rossi. Tanto por seu estilo arquitetônico semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo e inspirado na Ópera de Paris, quanto pela sua importância histórica, por ter sido o palco da Semana de Arte Moderna de 1922, o marco inicial do Modernismo no Brasil, o teatro foi construído para atender o desejo da elite paulista da época, que queria que a cidade estivesse à altura dos grandes centros culturais da época, assim como promover a ópera e o concerto.


VIADUTO SANTA IFIGÊNIA – Projeto pelos arquitetos italianos Giulio Michele e Giuseppe Chiappri. é um viaduto localizado no centro de São Paulo, com uso exclusivamente para pedestres. Começa no Largo São Bento e termina em frente a Igreja de Santa Ifigênia. Sua estrutura foi totalmente fabricada na Bélgica, inaugurado em 26 de JULHO de 1913, pelo prefeito Raimundo Duprat.


OUTROS SIMBOLOS DA INFLUÊNCIA ITALIANA:

CATEDRAL DA SÉ
EDIFÍCIO ITÁLIA
EDIFÍCIO MARTINELLI
IGREJA NOSSA SENHORA ACHIROPITA
MEMORIAL DO IMIGRANTE
PRÉDIO DA BIENAL DE ARTE
RUAS DO BAIRRO BIXIGA


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