Notícias

Palestrantes renomados e rodada de negócios são os destaques do 15º Congresso Internacional da ABIMAPI

José Roberto Mendonça de Barros e Cristiana Lôbo promoverão os debates durante a abertura do evento que acontece em Florianópolis (SC)

A programação do 15º Congresso Internacional das Indústrias de Biscoitos, Macarrão e Pães & Bolos Industrializados – que acontece de 22 a 24 de setembro, em Florianópolis (SC) – conta com um painel de palestrantes renomados, como o economista José Roberto Mendonça de Barros e a jornalista Cristiana Lôbo. Outra novidade desta edição é a realização da primeira Rodada Internacional de Negócios.

A grade de programação terá início com o tema “Perspectivas para a Economia Brasileira e Mundial”. José Roberto Mendonça de Barros comandará um debate sobre as expectativas para a fase de retomada econômica nacional, pontuando como exemplo algumas potências mundiais. Doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (1973) e com pós-doutorado no Economic Growth Center, Yale University, USA (1973 - 1974), em 1978 fundou a MB Associados, empresa de consultoria econômica que atende aproximadamente 50 das maiores empresas e instituições financeiras brasileiras, especialmente no setor de agronegócio. Mendonça de Barros foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda durante a primeira gestão do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 - 1998) e, na atualidade, é articulista do jornal O Estado de S.Paulo.

Em seguida, Cristiana Lôbo pretende levar os presentes a refletirem sobre o panorama nacional, pontuando as dificuldades encontradas no mundo corporativo, com a palestra “Cenário Político e os Desafios Institucionais”. A jornalista, que acompanha a política brasileira há mais de 30 anos, já foi colunista dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, acompanhou o fim da ditadura militar, o governo de transição de José Sarney, a primeira eleição direta no País depois do golpe militar, o impeachment de Collor, o governo Itamar Franco e as eras Fernando Henrique e Lula. Atualmente é comentarista do Jornal das Dez, da GloboNews, e do Hora Um da Notícia, da TV Globo.

No total, durante os três dias de evento, acontecerão 10 seminários que também abordarão temas regulatórios, de inovação, marketing e varejo. “Nosso objetivo é proporcionar o debate sobre o reflexo dos cenários nacional e mundial na indústria alimentícia, bem como a análise do consumo dos produtos que representamos, promovendo assim a troca de experiências e iniciativas para o fortalecimento e desenvolvimento do setor”, explica Claudio Zanão, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), entidade que organiza o congresso.

Além das palestras, haverá exposição de fornecedores de equipamentos e insumos com as principais novidades para os fabricantes e, pela primeira vez, rodada de negócios com compradores internacionais. Promovida para os integrantes do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), esta dinâmica trará benefícios aos exportadores e possibilitará a divulgação dos nossos produtos no mercado internacional. “Além da perspectiva de aprimorar o desempenho das exportações, por meio da intensificação do relacionamento com os compradores internacionais, as empresas do setor participarão do evento visando também atingir novos destinos interessados nos alimentos brasileiros”, conclui Zanão.

A edição de 2016 do congresso é considerada uma plataforma de soluções para alavancar negócios e gerar ideias. Para mais informações, acesse www.abimapi.com.br.

Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa mais de 90 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceira com a Apex-Brasil, desenvolve o projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes para fomento da exportação, formado por 38 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 80 países.

Fonte: SEGs